Nus Se Terra - Nus Se Komunidadi - Nus Se Adranse - Nossa Herança

.

welcome, bonbiní, bienvenue, ようこそ, bienvenido, selamat datang

.

"Pintura"

Colabore connosco

Salvem a nossa cultura - Salvasang kum nus se kultura - Save our culture

Comunidade Kristang (cristã)

Atravessei o oceano em direcção ao Oriente.
Cheguei a Malaca onde os portugueses atracaram os barcos há 500 anos.
Aqui continuam bravos e orgulhosos das nossas tradições.

BEM VINDOS(as) AO PORTUGUESE SETTLEMENT

Dar o "Rostu" por Malaca - 500 anos

Partilha de opiniões:

"Por causa da Internet, somos a primeira geração a poder contactar directamente com este povo fantástico que, desligados de nós há mais de 400 anos, passaram por colonizações holandesas, inglesas e japonesas, sem nunca abdicar do seu elo cultural connosco. Mantiveram a língua, mantiveram a religião, mantiveram a música e as danças e ma...ntiveram o optimismo e boa disposição que nos caracterizam. Mantiveram vivo o encontro de culturas iniciado pelos nossos antepassados. Somos os primeiros, por isso, a ter a responsabilidade de os ajudar, agora que podemos, sem ter de nos deslocar lá, a conservar a sua tradição que também é a nossa. Dou o «rostu» por Malaca e por todos os Kristang, onde quer que estejam, e exorto todos os meus amigos de Portugal a fazerem o mesmo. Vamos mostrar a estes valentes que estamos com eles. Vamos tomar consciência que existem e que são parte dessa grande herança que todos partilhamos: a Portugalidade. «Mutu grandi merseh», Malaca".
António Graça


"Dar o rosto por Malaca é só a continuação do que nós portugueses deveriamos ter feito durante os últimos 400 anos e não fizemos. Já vai sendo tempo de reconhecer que era mesmo isto que, salvo erro, Fernando Pessoa queria dizer quando afirmava que os portugueses "deram novos mundos, ao mundo" Sempre fomos muito bons em dar mundos que não existem só na realidade, mas no espaço de um imenso fundo do coração. Estarei sempre com os nosso irmãos de Malaca e com todos os Kristang, onde quer que se encontrem no mundo. Afinal será o mínimo que se pode fazer pelo respeito que eles me merecem".
Manuel Castelo Branco

"Aqui faço um registo de saudade do Edward, este colosso de homem que em jovem foi imitador fiel de Michael Jakson, este membro do painel do Regedor que foi e é responsável pela animação cultural da praça portuguesa, este promotor de eventos, com todas as aparelhagens em stock, este criador de gatos persas nas traseiras de sua casa, es...te «intérprete» de Louis Armstrong, este fotógrafo amador que nas ruínas da «Famosa» tira retratos a turistas que queiram posar com a sua iguana gigante, a mesma que se passeia por casa juntamente com a família toda, este habitante do Bairro Português que fala tamil, chinês, inglês e «português de malaca», este divertido «macaco» com quem toda a gente se dispõe bem, este lojista de artesanato a quem comprei o saco que trago a tira-colo, um par de calças e uma t-shirt, mais uns discos de música local, com quem fui às compras de música malaia e de «vidrilhos e passamanarias», este disc jockey da comunidade, conhecedor do branio e das tendências locais - enfim, uma síntese progressiva das pessoas do Bairro na sua dinâmica de integração com todos, na sua valorização plena do espírito do «portuguese settlement». Um grande abraço de amizade, do tamanho do Índico".
José Costa Machado

"MUITO BEM!!!Resido em Lisboa donde sou natural mas ando a fomentar o ensino da nossa língua nas comunidades de «portugueses abandonados» e estava preocupado com Malaca até que Vocês me informam.Votos das maiores felicidades no desempenho dessa missão".
Henrique Fonseca


"Eu já estive em Malaca e é pena que Portugal não se importe com aquele povo que tanto faz para não perder o contacto nem a cultura do nosso país. Emociona chegar ali e ouvir falar o nosso portugues antigo. Um abraço para todos os que lutam pela continuação da nossa cultura além mar".
Ana Miranda


"Desejo sinceramente que Portugal, neste novo ano, apoie mais todo o fantástico trabalho que estás a desenvolver! A minha modesta contribuição para 2011 será fazer-me sócia da Associação Malaca e passar a palavra! É incrível como passados 370 anos temos uma comunidade de quase 1500 pessoas a dizer que são Portugueses e com tanto amor a Portugal!!! Foste uma pioneira neste projecto, só posso aqui exprimir o quão maravilhoso e fascinante Malaca é!!! Toca mesmo o coração!!! Faço votos que em 2011 continues cheia de força!!! Tudo, mas tudo de bom para ti e para todos os PORTUGUESES DE MALACA, envio um KORSANG gigante com 2011 Beijinhos e cheio de Saudades.
Ivete Pedro

3 comentários:

  1. Parabens Catelina De Silva

    A tua pintura mostra que és alegre e bonita.

    Um Beijo de Portugal

    ResponderEliminar
  2. Dar o "Rostu" por Malaca é contribuir para o reforço da amizade entre os POVOS CRUZADOS aos quais todos pertencemos. Aos amigos António Graça; Manuel Castelo Branco; Henrique Fonseca; Ana Miranda e Ivete Pedro, ficamos a aguardar a vossa inscrição como associado benemérito. Aceda ao nosso site e preencha a ficha de inscrição. Depois reencaminha para korsangdimelaka@gmail.com.
    Um abraço fraterno
    Luisa Timóteo
    Presidente

    ResponderEliminar
  3. Ao amigo e saudoso Mestre Costa Machado, obrigada pelo comentário que ilustra tão bem o sentimento de partilha pelos nossos irmãos "Portugueses de Malaca"
    este consolidado num exemplar trabalho de apoio aos grupos de dança do Bairro Português em Malaca, que voluntariamente se prontificou responder colaborando com a ACCM, dando inicio em 4.9.2008, com a Dra Cátia Candeias ao projeto POVOS CRUZADOS:FUTUROS POSSÍVEIS.
    OBRIGADA
    Luisa Timóteo
    Presidente

    ResponderEliminar