Recebemos em Malaca a edição Nº410 de Setembro do Jornal Paionense que deu a conhecer algumas das motivações que levaram uma jovem de 28 anos a embarcar na aventura de partir de Portugal para desenvolver um Projecto com a comunidade luso-descendente de Malaca na Malásia.
Em Agosto de 2010, Cátia Bárbara Candeias foi contactada pela Professora Madalena Canas que lecciona na Escola do Paião, Figueira da Foz, convidando-a a escrever para o Jornal Paionense sobre a sua experiência em Malaca. Em números seguintes será dado continuidade ao tema "Na isti parti di mundo: uma visão comunitária", sobre o trabalho que tem desenvolvido.
"O caminho é incerto e desafiante mas eu queria conhecer essas pessoas (...) só sabemos quando realmente o experienciamos." afirmou Cátia Candeias.
A Associação Cultural Korsang di Melaka agradece ao Jornal Paionense pela publicação e divulgação do nosso Projecto Povos Cruzados-Futuros Possíveis.
Assim será, Cátia.
ResponderEliminarA partilha de experiências e o contacto com as raízes portuguesas numa terra tão distante, que assim aproximamos, com certeza que levará outros ao conhecimento de um mundo que muitos desconhecem e valorizará culturalmente cada um.
Faço votos que este intercãmbio, que talvez tenha até uma importância maior do que supomos, possa servir ao crescimento dos portugueses residentes em Portugal e dos luso-descendentes de Malaca. Ficarei feliz por poder colaborar nessa tarefa.
Madalena Canas