Nus Se Terra - Nus Se Komunidadi - Nus Se Adranse - Nossa Herança

.

welcome, bonbiní, bienvenue, ようこそ, bienvenido, selamat datang

.

"Pintura"

Colabore connosco

Salvem a nossa cultura - Salvasang kum nus se kultura - Save our culture

Comunidade Kristang (cristã)

Atravessei o oceano em direcção ao Oriente.
Cheguei a Malaca onde os portugueses atracaram os barcos há 500 anos.
Aqui continuam bravos e orgulhosos das nossas tradições.

BEM VINDOS(as) AO PORTUGUESE SETTLEMENT

Português de Malaca, Noel Felix em Portugal

Um sonho tornado realidade. Vive-se momentos de alegria no Bairro Português de Malaca.

... 10 anos atrás, um professor universitário de São Paulo que passou pelo Bairro Português de Malaca, tinha prometido a Noel Felix e Papa Joe (Joe Lazaroo), uma viagem a Portugal até hoje nunca concretizada. O Professor Arlindo da Costa, residente no Brasil, emocionou-se ao ver pela primeira vez a reportagem "resistentes" da cultura portuguesa no mundo, feita por Pedro Benevides e Sandra Felgueiras para a RTP, e decidiu cumprir a promessa.

"Era um sonho que tinha, uma dívida com aqueles que preservam os costumes e a língua de Portugal. Ao longo de quase 500 anos. Afinal em 1511, deve-se comemorar os 5 séculos da chegada de Afonso de Albuquerque e, pretendo com a graça de Deus estar presente".
Arlindo Oscar Araújo Gomes da Costa

A reportagem sobre Malaca começava com o Noel Felix e tinha um depoimento do Papa Joe a explicar que há 10 anos tinham-lhe prometido uma viagem a Portugal. Esta viagem inclui Noel Felix e Papa Joe, mas por motivos de força maior Papa Joe não poderá acompanhar Noel Felix. Esperamos por outra oportunidade.


Hoje é o dia.

Noel Felix e Joe Lazaroo, ambos católicos e descendentes de portugueses têm um papel activo em todo o Portuguese Settlement. Podemos chamar-lhes os mestres da cultura portuguesa de Malaca. De geração em geração, transmitem-nos todas as histórias desde o tempo em que os Portugueses chegaram a Malaca.

Do ponto de vista comunitário, para incentivar a mudança de forma eficaz numa comunidade é fundamental fazer as coisas acontecerem na comunidade. Noel Felix faz tudo o que tem ao seu alcance para envolver a juventude do bairro em actividades culturais, através da música, das suas cantigas, do foclore português, sempre com criatividade e vontade de ensinar.

Entre conversas e entrevistas, Noel Felix considera que no bairro português de Malaca fala-se português de Malaca ou português antigo. Noel afirma incondicionalmente que a linguagem que se mantem há 500 anos em Malaca é português de Malaca e não "papiah kristang" (falar cristão). Ser cristão ou kristang está relacionado com a religião de uma pessoa, não com a etnia.

Com o começo das aulas de português e por ser um dia muito especial para as crianças, convidei Noel Felix para estar presente.

Aqui fica o vídeo:

Noel Felix , Português de Malaca, vai chegar ao aeroporto de Lisboa dia 22 de Outubro às 14:35.

Vamos todos dar as boas vindas a Noel Felix.

Estamos sempre a aprender...

"Valeu a pena?
Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."

Mar Português, Mensagem - Fernando Pessoa

Projecto Povos Cruzados © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © ALL RIGHTS RESERVED

3 comentários:

  1. Faz boa viagem, companheiro,
    Tenho saudades de te ver aqui:
    Traz os teus cantares de marinheiro,
    Mais as tuas ânsias de saber
    Quanto desta terra está em ti,
    Foi teu embalo e te fez crescer,
    Sem nunca a teres pisado por inteiro.

    José Machado

    ResponderEliminar
  2. Cara Cátia Bárbara:
    Chamo-me João da Silva Cascão, sou da Figueira da Foz, e dirijo o Coral "Cantigas de Tavarede".
    Tavarede é uma das freguesias do concelho da Figueira, assim como Lavos, onde na 6ªfeira passada tive o grato prazer e a honra de jantar com a senhora sua mãe, o Mestre José Machado, algumas entidades oficiais e, principalmente, o
    Grande artista que é o senhor Noel Félix.
    Isto, antes de se iniciar um espectáculo de cariz popular/regional em que o grupo que dirijo também colaborou. Foi, como disse, um grande prazer e uma Honra conviver com tais pessoas e poder mostrar-lhes as nossas cantigas. Espero que alguém (talvez sua mãe) lhe possa enviar alguma foto, já que faltou a reportagem televisiva que estava prevista.
    Sobre o seu trabalho aí em Malaca, só posso felicitá-la pelo seu empenho e desejar-lhe, muito sinceramente, que atinja plenamente os seus louváveis objectivos.
    Muito sinceramente,
    João da Silva Cascão

    ResponderEliminar
  3. Carissímo João Cascão,
    Obrigado pelo seu comentário. É com enorme alegria que recebo as suas noticias durante a e estadia do Sr. Noel Felix em Portugal.
    Já tive a oportunidade de ver algumas fotografias e fiz questão de mostrar nas minhas aulas de português.

    Cumprimentos e saudações do Bairro Português de Malaca

    Cátia Bárbara

    ResponderEliminar